Alimentação Saudável para as Criança

Seu filho está crescendo e você se sente constantemente preocupada(o) com os a alimentação saudável do pequeno, entendemos a sua preocupação, Não é para menos!

No Brasil, estima-se que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso e que 3,1 milhões já evoluíram para a obesidade por não terem uma alimentação saudável

Além disso, a obesidade infantil pode trazer sérias consequências ao longo da vida. E é uma doença fácil de ser subestimada muitos pais e responsáveis acabam pensando que é uma fase, que a criança vai emagrecer conforme for crescendo, mas isso nem sempre ocorre. 

ESTRATÉGIAS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INFANTIL

A alimentação saudável pra as crianças é uma unanimidade e todos os especialistas recomendam. Mais que isso: é uma prática recomendada para todas as idades, assim como a prática de exercícios físicos. É preciso ficar atento às mudanças das fases alimentares propícias a cada faixa etária. 

O momento em que a criança deixa o aleitamento materno exclusivo para receber outros tipos de alimentos. Ou quando a criança começa a frequentar a escola e está mais exposta a alimentos que você não está acostumado (a) a dar para o pequeno em casa, conforme o pequeno for crescendo, será impossível controlar todos os passos dele e, consequentemente, tudo o que ele come. 

Por isso, o ideal é manter uma alimentação saudável para as crianças (pelo menos dentro de casa e nos lanches que você prepara para as crianças) e incentivar a prática de exercícios físicos . Além de manter seus filhos com um peso saudável, você evitará problemas de saúde na infância, na adolescência e na vida adulta.

ALGUMAS DICAS PARA INCENTIVAR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS

Evite imposições:

Permita que as crianças possam escolher o que comer de forma saudável, é claro, faça isso variando os alimentos. Se você tentar fazer com que ele coma brócolis todos os dias, provavelmente ele vai ficar com aversão a brócolis, deixe claro quais são os tipos de alimentos que a criança precisa comer, mas permita que ela escolha entre uma fruta e outra, por exemplo. 

Dê o exemplo:  

Não adianta você tentar convencer uma criança de que não é bom tomar refrigerante se ela vir você fazendo isso as crianças são um reflexo dos pais!  E os pais e responsáveis são o maior modelo para elas. Evite comer bobagens na frente dos filhos, mas, se você comer um chocolate, é importante mostrar que apenas um bombom basta, e não a caixa inteira, entende?

Pequenos exemplos no dia a dia farão a diferença nos hábitos dos pequenos.

Faça refeições em família: 

Fazer alimentação saudável em família, além de ser saudável do ponto de vista alimentar, também é uma oportunidade única para estreitar os vínculos com seu filho, é importante que eles saibam que existe um horário específico para fazer a refeição. Isso evita que, no futuro, as crianças e principalmente os adolescentes queiram almoçar ou jantar em frente à televisão ou ao computador. Se possível, também evite usar o celular à mesa, quanto mais atenção você presta à comida na hora de se alimentar, mais evidente se torna a percepção de saciedade.

Evite pular refeições: 

Uma das principais formas de controlar a alimentação saudável dos pequenos é criar uma rotina bem estabelecida. Portanto, pular refeições é algo geralmente prejudicial, isso porque a criança, já acostumada a comer em certos horários, sentirá fome e procurará alimentos que não são tão saudáveis para se alimentar. 

É preciso também respeitar as vontades da criança ela pode não estar com fome naquele momento. Mas não substitua uma refeição saudável por algum alimento mais “atraente” à criança, como um biscoito industrializado ou um bolo de chocolate.

O que fazer quando a criança não come frutas e verduras?

Temos certeza de que você conhece inclusive alguns adultos que não gostam de comer frutas e verduras, não é mesmo?

A menos que você seja muito sortudo, seu filho terá pelo menos uma fase de recusar alimentos em especial, esses três grupos: frutas, verduras e legumes. Para motivar as crianças a ingerir esses alimentos, é importante dar o exemplo. Coma junto com eles, faça aquele “hummm” para mostrar como é saboroso comer alimentos saudáveis. Outra dica é deixar que a criança monte o próprio prato, mas estabeleça algumas regras: o pequeno precisa escolher três opções coloridas – verde, laranja ou vermelho, por exemplo, faça brincadeiras com a comida sempre que puder.

Nutrientes indispensáveis para uma alimentação saudável 

1. Proteínas

As proteínas são fundamentais para o desenvolvimento cerebral e dos ossos e para o crescimento dos pequenos, todas as proteínas de origem animal, como ovos, laticínios e carnes, têm todos os aminoácidos essenciais. 

Triptofano, fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, histidina e valina essa série de nomes esquisitos são os aminoácidos essenciais, que o corpo não produz por conta, mas precisa para funcionar.

Já os de origem vegetal, encontrados no brócolis, na soja ou na quinoa, por exemplo, não são proteínas completas, mas também são fundamentais. Onde encontrar proteínas: frango (sem pele!), peixes como salmão, carne sem gordura, iogurtes e queijo branco.

2. Verduras, legumes e frutas

São esses alimentos que contêm as vitaminas e os minerais essenciais para a saúde dos seus filhos é importante incluir esse tipo de alimento em todas as refeições da criança.

3. Carboidratos

Sempre vistos como vilões, os carboidratos são essenciais para que a criança tenha energia! Massas, grãos e pães são uma ótima fonte de carboidratos prefira os integrais. A aveia é uma ótima opção para o café da manhã, especialmente se estiver misturada com banana ou mamão. É uma boa fonte de fibras, você também pode oferecer outros tipos de cereais ao pequeno, mas evite aqueles que são cheios de açúcar.

Menção honrosa: água

Mais uma vez, vamos chover no molhado, mas é muito importante que a criança se mantenha sempre hidratada! As crianças precisam repor a água do organismo com mais frequência que os adultos. Procure oferecer sempre água em vez de sucos ou refrigerantes, se a criança gostar muito de sucos, prefira os naturais ou caseiros, com frutas frescas e sem grandes quantidades de açúcar.

Importante: os sucos de caixinha e os refrigerantes estão diretamente ligados à obesidade infantil!

1 comentário em “Alimentação Saudável para as Criança”

Deixe um comentário